22. Planeamento e controlo da fabricação, 23. Produção industrial – Gestão da Produção

CIBEM-2017-Capa

O CIBEM constitui um fórum de discussão que abrange desde os temas mais clássicos, aos mais atuais (biomecânica, novos materiais, nanotecnologias, microfluídos, novas fontes energéticas, novos conceitos de desenvolvimento de produtos, modelações avançadas, manufatura digital) suscitando grandes desafios aos profissionais, como por exemplo a interação e integração com outras engenharias que os novos ambientes baseados na Indústria 4.0 requerem.

A transformação digital a que assistimos suscita desafios interessantíssimos à Engenharia Mecânica. Os profissionais de Engenharia Mecânica, particularmente os oriundos do espaço Ibero-americano, são agentes determinantes para a operacionalização dessa transformação, a qual potenciará a aceleração do desenvolvimento dos países desta importante região. Criando novos produtos, novos processos produtivos ou novos materiais, os Engenheiros Mecânicos concretizam a Inovação!

Áreas Temáticas

C. Fabricação de Componentes e Máquinas

22. Planeamento e controlo da fabricação, 23. Produção industrial – Gestão da Produção


     Desenvolvimento de recursos sobre custos de fabricação de sistemas engrenados

Resumo

Palavras chave:

     Marco Stipkovic filho


     Automação industrial com auxílio do estudo de tempos e métodos em uma empresa automobilistica

Resumo

Este trabalho demonstra a importância da automação industrial em paralelo com o estudo de tempos e métodos. Tal abordagem é devido às ociosidades decorrentes no setor produtivo que podem ser identificadas através da cronoanálise e eliminadas com auxílio da automatização das operações e elementos de trabalho. O objetivo desse estudo é apresentar a importância de mecanismos automatizados com o foco na melhor utilização dos ativos, mão de obra e redução dos gastos gerais de fabricação. Tal propósito foi alcançado mediante o monitoramento da produção de conjuntos soldados em uma indústria de estamparia de componentes para amortecedores de veículos leves. Através da cronometragem das atividades elaborou-se um gráfico de tempo, homem versus máquina por operação e célula de produção. O próprio está dividido em três fases: Tempo ciclo automático, manual e ocioso. Após identificação do período de cada fase, foi elaborado um projeto estruturado com atuador, bomba hidráulica e sensores, no qual o mesmo é responsável por um ganho relativo de oitenta e quatro por cento na confecção dos conjuntos. Desse modo, a utilização correta dos recursos da automação juntamente com as boas práticas de fabricação, traz benefícios tais como: maior disponibilidade do posto de trabalho, competitividade no mercado, liberação do espaço físico e menor tempo de atravessamento entre operações.

Palavras chaves: Automação industrial, tempos e métodos, estamparia, solda.

     Vinícius Machado, Carlos Alberto Carvalho Castro


      Enfoque para implementación de inspección dimensional y geométrica en lazo cerrado basado en el estándar ISO 10303 STEP/STEP-NC.

Resumo

Dentro de los desafíos que propone la revolución industrial 4.0, los sistemas de manufactura requieren cambios importantes en el manejo de la información. Uno de los principales requerimientos en la manufactura avanzada es integrar los recursos físicos involucrados en los procesos de fabricación con las tecnologías digitales disponibles para obtener un mayor control de la producción en todas las fases del ciclo de vida de un producto. El estándar STEP-NC ofrece una arquitectura estructurada para el manejo de datos que posibilita atender las demandas actuales de información. En este artículo se presenta una propuesta de implementación para un sistema integrado CAD/CAPP/CAIP/CAM/CAI (Diseño, Planeamiento de procesos, Planeamiento de inspección, Manufactura e Inspección asistidas por computador) adherente al estándar STEP-NC. La retroalimentación de los procesos de manufactura de una pieza es soportada por un lazo cerrado de inspección el cual requiere para su implementación abordar los protocolos de aplicación AP238 e AP219 para estructurar correctamente la información. La estructura de datos, el flujo de información y las actividades funcionales requeridas son expuestas en detalle usando modelos AAM y ARM (Modelo funcional, Modelo de referencia) creados en IDEF0 y EXPRESS. El modelo de integración presentado en este artículo es proyectado para una implementación computacional que integre en el sistema STEP-NC Modeler (Sistema desarrollado en la UFSC) las funcionalidades para inspección dimensional y geométrica en lazo cerrado. El modelo propuesto define el camino para la implementación computacional del sistema de inspección en lazo cerrado basado en el análisis de la inspección realizada a través de máquina de medición de coordenadas. Se concluye sobre los resultados obtenidos y exponen nuevos enfoques que se derivan de la investigación.

Palavras chave: Industria 4.0, Inspección asistida por computador (CAI), Manufactura avanzada, Planeamiento de inspección asistida por computador (CAIP), STEP-NC.

     Cristhian I. Riaño, Renan Bonnard, Julio C. Ticona, Joao C. Espindola, Alberto J. Alvares


     Vantagens da aplicação da filosofia six sigma business scorecard em projectos de manutenção

Resumo

De acordo com a perspectiva tradicional a função manutenção é conotada como uma atividade secundária consumidora de recursos humanos e financeiros, razão pela qual muitas empresas utilização como estratégia de manutenção há já vários anos, a subcontratação dos serviços de manutenção a empresas especializadas. No entanto, as estratégias de gestão da manutenção herdadas do passado estão cada vez menos adaptadas às necessidades e exigências dos processos modernos de produção. A necessidade em efetuar operações de manutenção em sistemas cada vez mais complexos requer acesso a vários tipos distintos de competências que as pequenas e médias empresas especializadas em serviços de manutenção geralmente não possuem. Como resultado, as empresas prestadoras de serviços de manutenção são confrontadas com o seguinte dilema: desenvolver as competências em falta, por meio de seus próprios ativos, fazendo investimentos por vezes elevados, ou em alternativa capitalizar as competências que podem ser disponibilizadas por outras empresas de manutenção no contexto de um ecossistema colaborativo. Entende-se por ecossistema colaborativo uma qualquer coligação entre um conjunto de várias entidades (especialistas e empresas) autónomas, geograficamente distribuídas e heterogéneas do ponto de vista operacional, que decidem estabelecer relações de colaboração entre si, como processo, para atingir objetivos comuns ou compatíveis de forma mais eficiente. Este artigo tem como objetivo ilustrar o papel da abordagem Six Sigma Scorecard como instrumento de gestão para a melhoria da qualidade no serviço prestado num contexto colaborativo. O artigo começa por discutir os princípios da filosofia Six Sigma e do Balanced Scorecard. Em seguida, é discutido de que modo se pode fazer a associação das duas metodologias como instrumento de gestão. Por último, é discutido como é que esta abordagem pode ser aplicada na avaliação das atividades de manutenção no contexto de um ecossistema colaborativo.

Palavras chave: Gestão da Manutenção, Six Sigma, Balanced Scorecard

     José Gomes Requeijo, António Abreu, João Calado


     Necesidad de una metodología de selección de material movil para una situacion de incertidumbre tecnologica

Resumo

Después de un ejercicio profesional de más de 20 años en el sector del transporte urbano con experiencias tanto en el campo de la prestación del servicio de transporte de cara al viajero como en el del mantenimiento del material móvil asignado a ese servicio, se ha constatado la necesidad cada vez más creciente de una mayor y mejor precisión en la definición de los requisitos técnicos del material móvil. Del análisis de la experiencia de los viajeros como usuarios, de la adaptación del material móvil al cometido asignado y del comportamiento de los vehículos desde el punto de vista de su mantenimiento y de los retos y exigencias que se plantean a futuro, se deriva que las necesidades a satisfacer desde todos los campos técnicos del vehículo es cada más amplia. También, la industria de producción de autobuses urbanos ofrece como respuesta un número de opciones para atender esas necesidades que es el mayor con diferencia que han tenido a su disposición el sector del transporte urbano, opciones que vienen acompañadas de la mayor incertidumbre por su viabilidad y sostenibilidad en el tiempo. Esta necesidad, común a las diferentes empresas del sector del transporte urbano se confirma también en el círculo técnico no sólo con los profesionales del mismo sino también los del sector de marcas suministradores de los vehículos. Esta preocupación trasciende y ocupa a las asociaciones sectoriales en el apartado técnico, el financiero, el ciclo de vida y la necesidad de la compra responsable y sostenible. Las compras de vehículos son la decisión estratégica más importante de una empresa de transporte por su impacto económico y la proyección a largo plazo de los efectos de una acertada o equivocada elección.

Palavras chave:metodología, adquisición, urbano, autobús

     Rafael Orihuela Navarro, José María López Martínez, Nuria Flores Holgado, Daniel Resino Zamora


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