FORGES Volume 5 / Número 1 /2018

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Sabemos da relevância da pesquisa acadêmica para a construção de conhecimento, fazendo com que os estudos realizados, em muitos campos, e as descobertas alcançadas passem a fazer parte do horizonte de sentido e se tornem suporte à ação e à inovação. A divulgação da pesquisa científica tem, por isso, enorme importância pelo impacto social e sociopolítico e é nesse entendimento que surge mais um número da Revista FORGES, a mostrar a vitalidade do trabalho dos investigadores das instituições da rede da associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. Novamente, afirma-se a importância da existência deste espaço editorial que proporciona a publicação de investigações sobre a educação terciária em português.

Saiba mais em www.aforges.org

Índice

Ensino superior nos países de língua portuguesa: contributos para o diagnóstico no início do século XXI

CONCEIÇÃO REGO // MARIA RAQUEL LUCAS // ISABEL JOAQUINA RAMOS // MARIA LEONOR DA SILVA CARVALHO // MARIA DA SAUDADE BALTAZAR



A relação teoria - prática na gestão dos cursos de pós - graduação em enfermagem

EUNICE ALMEIDA DA SILVA // MARIA HELENA SALGADO BAGNATO



A Reforma do Estado Brasileiro:do Regulatório ao Avaliador como Precursor da Criação do Sinaes

Lourdes Maria Rodrigues Cavalcanti // Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra



A Importância da Pedagogia na Qualidade das Instituições de Ensino Superior

Ana Luísa Rodrigues //Tomás Patrocínio



Uma Análise dos Sistemas de Avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil e sua Contribuição para a Melhoria da Qualidade dos Processos de Ensino e Aprendizagem

Antonio Vico Mañas // Luiz Fernando Gomes Pinto // Maria José Coelho



A Oferta da EJA em Municípios da Bahia: Desafios para Instituições de Ensino Superior

Lívia Andrade Coelho



Educação Superior a Distância: Desafios e Perspectivas no Brasil

Délia de Oliveira Ladeia // Josefa Sônia Pereira da Fonseca



Educação Inclusiva: Reconhecer as Diversidades de Necessidades Especiais na Educação Superior Brasileira

Ricardo Soares Melo // Ítalo Brener de Carvalho // Valter Barros dos Santos Filho



Do Ingresso ao Abandono Académico: Caso Instituto Politécnico de Viana do Castel

Ana Sofia Rodrigues // Maria Filipa Mourão // Carla Faria // Márcia Amorim // Olga Silva



O processo de Reformulação dos Cursos de Engenharia da UEZO: uma Resposta às Demandas do Mundo Contemporâneo

Ana Isabel de Carvalho Santana // Florêncio Gomes de Ramos Filho // Mônica Maria Ferreira da Costa // Nilton Rosembach Junior // Paula de Castro Brasil // Wilma Clemente de Lima Pinto



O Ensino Superior pode Contribuir para a Expansão do Ensino das Línguas Angolanas: Caso do Namibe

Teresa Almeida Patatas



Impacto de Fatores não Previstos no Projeto Pedagógico no Desempenho do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), Segundo Coordenadores de Cursos

Aldair Fernandes da Silva // Ítalo Brener de Carvalho // Ricardo Soares de Melo // Valter Barros dos Santos Filho



A Pesquisa como Elemento Constitutivo na Formação de Professores em Nível Superior: uma Abordagem Teórica

Marilde Queiroz Guedes

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Edição Completa

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Editorial

A associação FORGES ambiciona, desde a sua formação, apoiar e desenvolver acções que possam contribuir para o desenvolvimento e consolidação do espaço da educação superior dos países e regiões de língua portuguesa, em particular no que toca à área da gestão e das políticas de ensino superior. A produção e divulgação do conhecimento nesta área e a sua partilha através da Revista FORGES é um dos eixos mais relevantes da actividade desta rede.

Começámos no ano de 2014 a publicação do número 1 da Revista FORGES, querendo que ela assuma a periodicidade de anual. Com esse objectivo, apresenta-se agora o segundo número da Revista que engloba 7 interessantes artigos que incidem em temas relevantes e diversificados, que estão na ordem do dia na educação superior destes países. A saber:

– O artigo “Ensino superior nos países de língua portuguesa: contributos para o diagnóstico no início do século XXI” faz um confronto dos diversos modelos de desenvolvimento seguidos pelos países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e perspectiva as diferenças na acessibilidade e as suas consequências, concluindo pela necessidade de aumento do investimento no educação superior;

– Com a análise inserida no artigo “A relação teoria – prática na gestão dos cursos de pós – graduação em enfermagem” aborda-se a gestão dos cursos ligados à área da saúde e na pertinência de articular a componente científica e académica com a função social e o papel que os profi ssionais desta área têm de assumir na sociedade brasileira;

– A importante discussão da temática da qualidade e da fraude académica surge no artigo “A Fraude Académica: minando a qualidade do Ensino Superior”, no qual se apresenta um estudo efectuado numa instituição moçambicana;

– Um aspecto relevante para os sistemas em crescimento é abordada no artigo sobre a “Qualidade do ensino superior em países periféricos diante dos apelos da globalização – o caso da República de Angola”, concluindo-se que, é não só importante ter normas e sistemas de garantia da qualidade, como, sobretudo, é fundamental conciliar esse enquadramento com o respeito da autonomia da academia, dando espaço à criação, ao pensamento e ao debate gerador de conhecimento;

– A sustentabilidade é hoje um desafio sério para a humanidade e, consequentemente para as instituições de ensino superior. Esta problemática é colocada e discutida no artigo “A sustentabilidade socio- ambiental no ensino superior: um tema integrador para os países de língua portuguesa?”, concluindo-se que os desafios da sustentabilidade deverão ser enfrentados pela cooperação para a institucionalização da sustentabilidade no ensino superior destes países.

– O artigo “Como integrar o ensino online nas instituições de ensino superior?” sinaliza outra vertente relevante relacionada com as tecnologias da informação, defendendo que cabe às instituições de ensino superior ter um papel activo no acesso de todos à educação, constituindo o ensino à distância ou o e-learning um papel importante nesse contexto;

– Por fim, o artigo “10 Anos de ações afi rmativas nas universidades públicas do Brasil: da concepção à avaliação” discute o desenho e os resultados das politicas públicas brasileiras definidas para englobar os alunos afro-brasileiros, promovendo a sua acessibilidade à educação superior.

A partilha de conhecimentos e de experiências são contributos importantes para a consolidação desta comunidade académica que a rede FORGES quer constituir.

Luisa Cerdeira

Lisboa, 18 de Outubro de 2015